segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

De Leste a Oeste do Canadá

Dia 27 de outubro de 2015 às 9:15 da manhã, deixamos Montréal rumo a Vancouver. Montréal foi uma cidade muito marcante nas nossas vidas. Lá aprendemos e aprimoramos o francês, fizemos bons amigos, conhecemos o que é viver com nacionalidades diferentes, e nos desenvolvemos profissionalmente. Fechamos um ciclo da nossa vida para dar início a novas oportunidades que a vida continua a nos proporcionar.
Dessa vez na direção Oeste. Foram 6 dias dirigindo e onhecendo um lado do Canadá nunca visto e nem imaginado por nós dois antes. O céu estava lindo no dia 27 de outubro, pegamos a estrada em direção a Timmins, na província de Ontário. Foram 9 horas de viagem de um dia ensolarado e uma noite estrelada até chegarmos ao destino do dia.
The Forks, Winnipeg
No dia seguinte seguimos viagem logo cedo. A província de Ontário é enorme, passamos por várias cidades, dirigimos muito e ela não acabava. Como a gente já conhecia bastante das províncias de Québec e Ontário, não fizemos questão de parar mais uma vez. Então os 2 primeiros dias foram de muita direção para aproveitarmos mais no final. Segunda noite dormimos na cidade de Dryden, ainda em Ontário (a província não acaba nunca!).
Finalmente no terceiro dia de viagem chegamos a província de Manitoba. Paramos num shopping em Winnipeg, a capital de Manitoba para almoçar e nos impressionamos com tamanho pobreza. A maior parte da população é de Metis, uma das culturas Aborígenas. Manitoba é uma das províncias mais violentas do Canadá devido ao grande índice de dependentes alcóolicos. Não vou negar o medo que tive nesse shopping, parecia que a gente estava num filme de terror. Mas existe sim lugares ótimos para visitar, como o de Forks que é um mercado central bem turístico.
De Manitoba seguimos para a província de Saskatchewan e dormimos em Regina, a capital. Confesso
Regina, Saskatchewan
que fiquei tão impressionada com a pobreza de Manitoba que o medo me acompanhou até Regina. Lugar um pouco mais desenvolvido mas que também não me senti segura. Aproveitamos para visitar o RCMP Heritage Centre em Regina.
RCMP Heritage Centre, Regina-SK
Durante esse trajeto de Manitoba para Saskatchewan, várias crianças descendentes das primeiras Nações nos pediram dinheiro ou qualquer outro tipo de ajuda. Uma pobreza não muito comentada ou vista por outras regiões do Canadá.
No quarto dia saímos de Regina para Calgary, província de Alberta. Lá encontramos amigos queridos que nos deram abrigo por uma noite.
Calgary, Alberta
Calgary é uma cidade linda, muito organizada e extremamente limpa. Fomos no ponto mais alto da cidade e rodamos um pouco pelo centro.
Todas as nossas passagens foram rápidas mas deu pra conhecer um pouco do Canadá.
De Calgary seguimos para  Kamloops passando pelas Rocky Mountains e com direito a uma paradinha para o almoço em Banff. As Rocky Mountains estavam deslumbrantes cobertas de neve. Uma paz celestial!
Nessa viagem o tempo foi uma das principais barreiras; em um momento estava sol, 10 minutos depois dhuva, temporal, ai estiava, caia neve. Um loucura! E foi nesse clima que presenciamos um acidente de um carro que derrapou na nossa frente. Apesar de tanta aventura, chegamos em Vancouver exatamente como o planejado e em paz no dia 1º de novembro de 2015 depois de 5000km rodados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário