domingo, 18 de dezembro de 2016

CALIFÓRNIA - Julho 2016

Fizemos o nosso planejamento da viagem pra Califórnia com bastante tempo de antecedência pra gente aproveitar o máximo possível saindo de Vancouver e indo até San Diego e voltando pelas montanhas em apenas 18 dias.
Primeiro dia pegamos a estrada a tarde e só paramos em Portland, Oregon para dormir. A primeira boa surpresa do dia foi no cruzamento da fronteira. Viajamos pela primeira vez com os nossos passaportes canadenses e nunca foi tão fácil entrar nos States. Sem perguntas infinitas e apenas um: enjoy Califórnia! uhuhuhuhu!!! Vamos nessa!!!
No segundo dia a mesma coisa, estrada, estrada e mais estrada. De Portland, Oregon seguimos até Eureka, já na Califórnia. Dormimos e acordamos num outro clima. Agora sim as férias iriam começar de verdade. E dali tudo seria mais calmo.
De Eureka seguimos para Oakland, passando por Mendocino. Nessa parte da viagem já dá pra imaginar o que está por vir. Chegamos em Okland já a noite, fomos pro hotel para começar a desfrutar de San Francisco no próximo dia bem cedinho.
Muitos amigos nos deram a dica de não irmos para São Francisco de carro por causa dos caros estacionamentos e do engarrafamento no e para o centro da cidade. Mas acabamos achando ótimo ir de carro. Estacionamos nos parquímetros da prefeitura que não são caros e ficamos totalmente móveis na cidade inteira, claro, evitando os horários de pico. Foi maravilhoso o nosso passeio. Pudemos subir e descer muitas ladeiras de São Francisco, sem perder tempo com transporte público, tirávamos fotos lindas e rapidamente nos deslocávamos para outro local da cidade. Fomos na Union Square onde se pega o bondinho da linha Powell - Hyde, Lombard Street (linda e florida rua que fica lotada de turistas - o bom de ir de carro é poder descê-la e sentir as virtuosas curvas), Fisherman's Warf e Pier 39, esse é um ponto turístico muito forte onde se dá pra ver os inúmeros leões marinhos e comer bons frutos do mar. Separe um tempo para essa visita.
O mercado é enorme, ou seja, não falta o que fazer por lá. A prisão de Alcatraz pode ser vista de vários cantos da cidade, por isso é interessante estar de carro já que dá pra escolher a melhor vista. Visitamos o bairro Haight-Ashbury, bairro hippie onde vimos a casa onde Jimi Hendrix viveu, também tem um restaurante caribenho muito bom chamado Cha Cha Cha (peça a comida sem pimenta caso não goste).

No dia seguinte fomos a Sausalito, que cidadezinha agradável, nossa! Vale demais o passeio e passar umas horas do dia por ai. Fora que é muito mais barata do que São Francisco, então é um bom momento para ir num bom restaurante com preços mais acessíveis. De Sausalito seguimos para a Golden Gate, que espetáculo! Apesar do vento forte tiramos boas fotos com vistas lindas da ponte e da cidade. Afinal de contas ir a
São Francisco e não ter uma foto desse cartão-postal mundial seria um pecado.
Quando voltamos da Golden Gate, paramos pro nosso almoço/janta no restaurante Kitchen Story, muito bom também.
Ficamos 2 dias em São Francisco e sem dúvidas foi um dos pontos mais legais dessa viagem. SF merece muito mais dias porque é simplesmente sensacional com dez milhões de coisas para fazer.
Saimos de São Francisco cedo em direção a San Simeon que seria a nossa próxima dormida. Íamos passar pela tão sonhada Big Sur. Primeiro passamos por Carmel e Monterey que são duas cidadezinhas super charmosas, muito lindas. Dirigimos pela 17-mile drive, um espetáculo! Se vc tiver tempo vale muito a pena parar por 1 ou 2 dias nessas cidades e sentir o clima da cultura californiana mais calma e charmosa. Toda essa região entre San Simeon e São Francisco é um sonho.
A costa oeste da Califórnia é belíssima, é difícil exprimir em palavras a beleza da natureza. No meio do caminho paramos na Pfeiffer Beach onde fica o Keyhole Arch, um dos lugares mais lindos que já fomos, para ver o pôr do sol.
Depois dessa parada eu já estava satisfeita com a viagem, não precisava de mais nada. Ainda passamos por diversas pontes incríveis pela estrada e chegamos em San Simeon deslumbrados com tanta beleza natural.
Logo cedo de San Simeon seguimos para Solvang que é uma cidadezinha Dinamarquesa em plena Califórnia. Dá pra comparar ela à alguma região do sul do Brasil, aquelas que você chega e é tão alemã ou italiana que nem parece que você está no Brasil. Passeamos por lá e tomamos o melhor açaí da viagem (isso mesmo, Açaí igualzinho ao nosso). De Solvang passamos por Carpinteria mas não conseguimos ver nenhum leão marinho, infelizmente (em Carpinteria fica uma área preservada da vida marinha chamada Harbor Seal Preserve - mas tem que ir na época certa para ver os leões marinhos).
Chegamos ao nosso ponto final do dia, Mission Viejo que fica a 40 minutes de Los Angeles, onde dormimos por 3 noites na casa de queridos amigos.
Los Angeles é uma outra cidade que tem dez milhões de coisas pra fazer mas talvez por causa do calor me deixou um pouco desestimulada. Gente, era muito calor! Muito quente mesmo como há muito tempo eu não sentia, parecia que a gente tava dentro de uma panela. Los Angeles é uma cidade grande, trânsito conturbado, muito movimentada e crowdeada.
No primeiro dia em Los Angeles fomos visitar o símbolo de Hollywood que é visto de longe, ninguém chega perto por motivos de segurança. Depois fomos para o lado oeste da cidade e visitamos a praia de Santa Mônica e Beverly Hills. Filho, se tu acha que tu tem dinheiro é porque tu não conhece o glamour de Beverly Hills. Apesar de tudo ser o olho da cara, vale a pena parar e passear pela Rodeo Dr e descobrir o que as celebridades americanas consomem. Eu fiquei encantada com Beverly Hills, realmente eu estava dentro dos filmes e principalmente em Barrados no Baile, ehehehe (para quem lembra!). Fomos no bairro de Hollywood debaixo de um sol escaldante. Estava lotado, pra variar, que a gente não conseguia encontrar o nome dos nossos ídolos nas calçadas. Apesar da confusão que é aquele lugar, vale a pena o passeio pra ter noção do que é a tão famosa rua das celebridades.
No segundo dia em Los Angeles fomos conhecer as praias: a primeira foi a de Venice que eu, simplesmente, detestei. Eu já sabia que é famosa pelo lado caótico e mais hippie da cidade mas eu não imaginava que fosse tanto. Bernardo gostou, mas eu não. Achei a praia super suja e muita gente louca reunida, não sei se foi o dia que fomos que tava assim, mas saímos de lá correndo. Seguimos para a Long beach que é o oposto de Venice, tudo organizado e bem americanizado. De lá seguimos para Huntington Beach que para a nossa surpresa estava tendo o campeonato mundial de surf. Gabriel Medina, Adrianinho, Felipinho, etc estavam todos lá. Be ficou louco. A praia estava lotada e super alto astral. Acabamos o dia com um pôr do sol magnífico no Laguna beach e tomamos um drink pra fechar o dia maravilhoso no restaurante Las Brisas. Falando em comida, na região de Los Angeles tem uma rede de fast food chamada El Pollo Loco que é simplesmente maravilhoso. A comida parece muito com a brasileira, feijão de caldo, arroz, saladinha vinagrete e a carne à sua escolha. Hum, delícia! Apesar de ser Fast food, acredite, a comida parece caseira além de ser barata.
Depois de 3 dias em Los Angeles seguimos para San Diego. Passamos por La Jolla, uma cidade linda que muita gente nem conhece (falo pessoas de outras nacionalidades). Se eu conhecesse antes, sem dúvidas, essa seria uma das cidades para passar uns 2 dias. Além de ter o clima total de praia, tem um estrutura massa. Foi o lugar onde vimos muitos leões marinhos e como eles são fofos. Nessa cidade, apesar de pequena, não falta o que fazer, principalmente esportes no mar.
San Diego é uma cidade menor se comparada a Los Angeles e SF mas muito simpática. Rodamos bastante por lá e gostamos muito do clima de Ocean Beach, ou melhor OB. Tem vários restaurantes e barzinhos de frente pro mar pra curtir o pôr do sol e os milhares de pessoas que ficam fazendo acrobacias de Yoga, muito alto astral.
Old Town é o melhor lugar para comer a verdadeira comida mexicana, e entrar no clima do México. Na verdade, eu fiquei impressionada com a influência mexicana por toda a Califórnia, quanto mais ao sul você vai indo mais mexicano vai ficando.

Depois de 3 maravilhosos dias em San Diego começamos a voltar para o norte mas dessa vez por dentro, pelas montanhas. Fomos no Sequoia National Park que pode ser definido como um santuário de sequoias milenares. Subimos o Moro Rock com seus 797 degraus, 2050 metros de altura para ter uma visão deslumbrante das sequoias e do pôr-do-sol. A sensação de estar naquele lugar é de contemplação, agradecimento. É impressionante a presença das forças superiores que nos englobam ali. Essa força existe mesmo, ela é real, podemos vê-la através daquelas imensas árvores. Esse é um passeio imperdível.


O que eu senti chegando nesse parque é que eu estava um pouco cansada de viagens pelas cidades grandes, e ali pude sentir uma paz de espírito indescritível.



Essa noite nós dormimos em Mammoth Lakes, uma região cheia de ursos onde não se pode deixar absolutamente nada de comer no carro porque os ursos vêm nos visitar todas as noites. Mammoth Lakes é um vilarejo frequentado por jovens que praticam esportes radicais, um lugarzinho muito simpático, no meio da floresta, com barzinhos legais, estação de esqui, etc. A energia de Mammoth Lakes é muito especial.
No outro dia saímos cedo para o Yosemite National Park, outro lugar maravilhoso. Cada cachoeira de tirar o fôlego. Be estava do jeito que gosta, mergulhando de cachoeira em cachoeira. O parque tem completa estrutura, inclusive quem quiser se hospedar por lá será muito bem-vindo. Apesar do parque estar lotado nessa época, a preservação é muito bem mantida pelas autoridades. A relação homem/natureza é bem respeitada por lá.
No dia seguinte Be foi visitar o Mono Lake e eu fiquei só com as imagens das fotos na minha cabeça. O lago é tão alcalino e com quantidade elevada de sal que se formam castelos de sal, é impressionante.
No dia seguinte iniciamos nossa volta pra casa, passando por uma cachoeira incrível, já na região do Lassen National Park, chamada McArthur-Burney Falls.
Por falar em água, a Califórnia está passando por um problema sério com a falta de água. Ninguém pode regar as plantas de casa e nem utilizar água de forma inapropriada. E é na Califórnia onde estão as grandes plantações de frutas e legumes que alimentam as regiões oeste dos EUA e Canadá. A cada ano a situação está pior, as pessoas não sabem mais o que fazer.
Continuamos a nossa saga em direção ao 'pólo norte' :0), paramos em Rosenburg, em Oregon para dormir depois de 9 horas de viagem e no outro dia mais 9 horas até chegarmos de volta a Vancouver. E asssim fechamos mais uma aventura bem sucedida. Se a gente tivesse tido mais tempo seria muito bom mas deu pra gente aproveitar muito a Califórnia nesses 18 dias de viagem que foram espetaculares!!!! A Califórnia, realmente, é um lugar diferente de qualquer outro do mundo, o espírito de liberdade é inspirador, você é o que você quiser ser e todos se respeitam, além disso ainda tem a influência do mar na vida dos californianos, o que faz muita diferença.

É isso, até a próxima:)