terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Punta Arenas-Santiago

Hoje é o nosso último dia de viagem, realmente uma pena. Eu ficaria mais duas semanas aqui brincando. Fomos correndo no museu Salesiano, neste museu se conta toda a história da colonização do Chile, como os índios foram catequisados, como eles viviam no frio, tudo.

Pegamos o nosso vôo pra Santiago e passamos o dia praticamente todo dentro de um avião.

Bem, se falando do Chile, é um país abençoado. A natureza é indescritível, o povo é bem humorado, todos fazem de tudo pra te ajudar e não tem uma coisa que o brasileiro tem e que é muito chato, "o sempre querer se dar bem", aqui as pessoas em geral fazem tudo de coração, são pessoas boas mesmo. Várias vezes a gente pensava, esmola demais toda santo desconfia, mas em nenhum momento tentaram nos passar pra tras. Pessoas muito honestas. Gostei muito daqui, superou todas as minhas, as nossas expectativas.
Os jovens são bem punks, amam rock'n roll, se vestem bem radicais, cada um com seu estilo, muitos piercings e tattoos. Escutamos Soda Sstereo a viagem toda, uma banda de rock da Argentina. Quando tocava em algum barzinho todos conheciam as letras.

Nesses quase 20 dias de viagem só vimos 10 negros e alguns não eram daqui, isso nos chamou muito a atenção.
A única coisa que deixou a desejar é a comida, eles comem muito frango, carne, pão e batata e comem muitooooo, era cada prato que eu dividia um com Be e ainda sobrava. O que salva são os frutos do mar que são deliciosos. A comida é muito cara, eles devem ter muito problema no cultivo de alimentos por causa do frio. Nossa grana foi uma boa parte em comida o que não esperávamos que fosse tanto.

O Chile também é cheio de cachorros, não sabemos o motivo, todas as cidades que fomos vimos muitos cachorros nas ruas, todos bem peludos por causa do frio.

Gente, é isso. Amanhã pertiremos para São Paulo-Salvador e o último post sobre a viagem fica aqui. Já estamos com saudade desse país ao qual um dia, com certeza, iremos voltar!!!

Espero que tenham gostado.

Aqui acaba a aventura do Chile

Várias outras estão por começar, não deixem de nos acompanhar.

Grande beijo e abraço,
Roberta e Bernardo.

Punta Arenas (Isla Magdalena)

Esqueci de contar no post de ontem da queda de Be. Estavamos em frente a um Pub bem famoso e Be estava tirando uma foto minha, de repente so o vejo no chão, com ele não teve nada mas com a máquina fotográfica, acabou a bichinha. Na hora a gente não sabia o que pensar, e agora, sem maquina? Mas ela resistiu, ficou sem a proteção da lente mas tava tirando fotos normalmente.

Ontem também comemos o caranguejo gigante. Ele não é servido como em Salvador e outras regiões, não dá pra comer com o martelinho, ele já vem todo preparado como uma casquinha de caranguejo, a carne é bem diferente do nosso caranguejo mas é uma delícia!!!

Hoje, em Punta Arenas, fomos no museu Naval e Marítimo. Super interessante!!! Eu que não sou tão amante de museus esse foi nota 10. Havia todas as armas e navios de guerra usados na época da colonização e dos grandes exploradores, muito legal.
Depois do museu fomos na zona franca, é tipo um centro de compras cheio de lojas que vendem tudo bem mais barato do que no mercado normal. Tem de tudo: eletrônicos, comida, roupas, tudo o que vocês imaginarem.
De lá partimos pro passeio dos pinguins, saímos de ferry e navegamos pelo famoso Estreito de Magalhães, foram 2 horas até chegar a Ilha Madalena. Antes mesmo do ferry parar na ilha já vimos vários pinguins nadando, milhões de pinguins.
A ilha é lotada de pinguins, são quase 150.000 somente nesta ilha, cuidando dos filhinhos, correndo pra um lado e pro outro, muito lindo.
Tem bebês, adultos e jovens e a história de vida deles é muito interessante, são super inteligentes, mas não vou colocar aqui porque o post vai ficar imenso. Foi mais um passeio inesquecível.
E os chilenos mais uma vez estão de parabéns, eles conservam muito bem a natureza. Apesar deles não terem ministério do turismo, toda a parte do turismo é administrada pelo ministério da agricultura (ou seja 10% da atenção do ministério) eles têm toda uma estrutura para que os turistas não invadam o espaço dos animais.

Ai está mais um post, a viagem está acabando e esperamos que estejam nos acompanhando.

bjs e abrç,
Roberta e Be.