segunda-feira, 28 de março de 2016

Punta Cana - República Dominicana

Chegada no quarto

Deixa eu rebobinar um pouco a fita pra contar como foi a nossa viagem para Punta Cana que aconteceu em outubro de 2015. Shame on me! Muito tempo sem vir aqui no blog! Mas enfim, o objetivo dessa viagem foi bem diferente de várias outras. Normalmente, mesmo indo para esses hotéis all inclusive, a gente sai do hotel pra curtir o país, o povo e conhecer mais da cultura local. Mas eu andava tão exausta nesses dois últimos anos que o que eu mais sonhava era em deitar numa cama confortável e dali não sair mais por dias. E foi isso o que aconteceu, quer dizer, mais ou menos, ehehe.


Nos hospedamos num hotel 5 estrelas, Grand Bahia Príncipe Punta Cana. Sem sombra de dúvidas o melhor que já nos hospedamos pelo Caribe. O quarto bem confortável, o hotel tem uma ótima estrutura, várias piscinas, carrinhos elétricos (já que o complexo é imenso), esportes, e atrações diárias. Ao mesmo tempo que haviam varias reviews positivas, vimos também algumas reviews feitas por brasileiros que passaram por péssimas experiências lá. Nós não tivemos essa falta de sorte e não concordamos com alguns comentários. Na minha opinião é aquela questão: “quem não se comunica se trumbica”. E isso funciona em qualquer lugar do mundo, fato! E acho também que depende muito da atitude e tratamento que damos de volta.

Os 3 primeiros dias lá foram exatamente como eu falei acima. Descanso total! Da cama pra praia, da praia pra cama, com um bainho de piscina no final do dia pra fechar com chave de ouro e claro aquela cervejinha gelada e diversos drinks. Dessa vez a gente se controlou mais com a comida pra não voltarmos duas bolas como era de costume. Ah! A praia de Punta Cana é uma delícia, tem aquelas algas sim mas tem pessoas encarregadas em limpar a praia diariamente. As águas são cristalinas e quentinhas como as do nordeste de Brasil.

Cidade Colonial em Santo Domingo
Na metade da viagem nós despertamos porque a rotina estava nos cansando demais, ehehehe (da cama pra praia, da praia pra cama). Alugamos um carro e fomos até a capital do país, Santo Domingo. O trânsito é um verdadeiro caos. E gente, na boa! eu nunca vi um lugar tão sujo na minha vida. Eu tinha nojo de pisar no chão. Ficamos impressionados com a falta de consciência e educação da população do país, além da falta de vários outros recursos que fazem uma nação crescer. Claro que após a nossa ida a São Domingo, essa era a minha pergunta principal pro povo: por que as praias, as ruas são tão sujas? . E eles se explicavam dizendo que os políticos não se importam com absolutamente nada e a corrupção domina o país. O que é um absurdo, claro! Mas as pessoas podem fazer a diferença por si só sendo um exemplo. Quando você vir alguém jogando lixo na rua, pergunte a esse alguém se ele faz isso na casa dele. Já passou da hora do ser humano cuidar da sua terra, país, planeta independente de ajuda ou consciência vinda de cima da hierarquia. Eu fiquei revoltada, não posso negar!

Pra confirmar a nossa péssima impressão deste ponto (de sujeira nas ruas, praias, etc), fomos a uma praia lindíssima pertinho de Punta Cana, Playa Macao e lá estava ela dominada pelo lixo. Eu e Bernardo catamos um pouco de tampinhas, garrafas, canudos, etc pela praia pra tentar mostrar pra aquele povo que eles podem sim fazer alguma diferença. A única praia limpa é a de Punta Cana por causa dos turistas e dos hotéis, claro!
Playa Macao

Deixando o desabafo de lado, deixa-me contar um pouco as coisas boas que vivemos por lá. Bem, o hotel maravilhoso, a comida também, bebidas para todos os gostos e uma cerveja local deliciosa, a Presidente. Tem um rum local também chamado Mamajuana, eu achei muito amargo, mas Bernardo gostou tanto que comprou uma garrafa que está intacta no armário até hoje.  As pessoas são super simpáticas, nos sentimos em casa desde o momento em que pisamos em Punta Cana. Um país muito parecido com o Brasil, as pessoas amam dançar, contar piadas e dar risada de tudo, rsrs.

O centro histórico de Santo Domingo é super fofinho, vale muito a pena a visita, mas, infelizmente, é bom ter cuidado para não sair desse trecho (o trecho é bem sinalizado e policiado). Estava tendo uma exposição de Miró em um dos museus da cidade Colonial. Por falar em museu, a cidade oferece museus  para todos os gostos. De lá fomos para o restaurante D'Luis Parrillada que fica na orla, bem pertinho da cidade Colonial, comemos o "Pulpofongo" que é uma comida local feita de milho com qualquer carne ou frutos do mar (à escolher), simplesmente delicioso! Na volta de Santo Domingo paramos em duas praias, Boca Chica e La Romana, que eram indicadas pelos guias que lemos. Be queria muito tomar um banho de mar antes de sair da região de Santo Domingo, mas infelizmente essa tarefa foi difícil de cumprir porque a praia fedia de tanto lixo na água e na areia. Saímos correndo de lá!
Cidade Colonial

Em um dia desses, fizemos um passeio de helicóptero, e que valeu muito a pena. Eu nunca tinha andado de helicóptero e amei a sensação e visual que a gente tem de cima. Eu vi um tubarão naquelas águas cristalinas, lindo! Apesar do caos da sujeira nas cidades, ainda se ver muito verde e florestas intactas por lá. Também avistamos as piscinas onde criam os golfinhos para atração turística e mais uma vez fiquei triste com a humanidade. Eles vivem sob maus tratos e os turistas pagam caro para patrocinar esse ato tão desumano.

                                                                  Apesar desses pontos, a República Dominicana é um lugar que agrada a todos os gostos. Muitos passeios são oferecidos nos hotéis (pagos e gratuitos) e tem muita coisa interessante para se conhecer pelo país. No norte tem a cidade de Samaná que todos falam que é um paraíso mas que não tivemos a chance de conhecer dessa vez. Punta Cana foi mais um lugar que  tivemos o prazer em conhecer e aprender tanta coisa em tão pouco tempo. 

Viagem, realmente, é o que engrandece e alimenta a alma e nos faz sentir tão abençoados por termos mais essa oportunidade, conhecer a famosa Punta Cana. 
Em breve nosso próximo destino: Olympic Península no estado de Washington, Estados Unidos.

Até a próxima! 
Roberta.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário