quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lago di Garda, Verona, Veneza - Itália (Parte 2)

Dirigir na Itália não é tarefa fácil. O problema não são as estradas (estas são ótimas, apesar de pedagiadas e caras) e sim a falta de espaço nas cidades. Logo no primeiro pedágio recebemos uma multa. Os pedágios são divididos em duas partes, no primeiro pega um papel e no segundo paga. No primeiro posto o nosso papel caiu e não demos atenção e por esse fato recebemos uma multa de 50 euros. O guarda acabou aceitando nossas desculpas e ficou só uma advertência por sermos marinheiros de primeira viagem. Além disso, a gente não pode entrar com o carro no centro das cidades. Em todas as ruas tem filmadoras que multam os carros de fora, é permitido só para os residentes. Nós descobrimos que deveríamos estacionar em parkings pagos. Eles emitem um papel e enviam para o setor de trânsito provando onde o turista estacionou. Automaticamente, as infrações são anuladas.


Bem, fomos visitar Lago di Garda, que lugar lindo! É o local de veraneio dos suiços. Tem um castelo maravilhoso na beira do lago que é aberto pra visitação, muito legal!



Do Lago di Garda seguimos viagem. Próxima parada foi Verona, a cidade de Romeu e Julieta. A gente não tava esperando tanto de Verona e esta cidade nos surpreendeu. Como ela é linda!!! Todas as casas da cidade são pintadas em tom laranja que contrastam com o verde das árvores. Os monumentos (castelos, igrejas, etc.) são bem conservados e todos abertos à visitação. A casa de Romeu e Julieta estava lotada, difícil tirar uma foto ali. Mesmo assim Be pegou no peito da Julieta e posou para a foto (lenda: todo mundo deve pegar no peito da Julieta pra ter amor e felicidade toda a vida). Visitamos a Arena (um mini coliseu) que estava tendo eventos privados, portanto fechado para o público. Visitamos o Castelo San Pietro, muito lindo! E o visual da cidade lá de cima é inacreditável.
Em Verona tem muitos estacionamentos "públicos" que se pode estacionar a 1 euro cada hora.


Ai vamos nós, Venezia! De Verona seguimos para Veneza. Pra quem chega de carro é bom coçar o bolso, os estacionamentos custam em torno de 30 a 40 euros 24 horas. Estacionamos numa ilha perto chamada Tronchetto, o estacionamento custa 21 euros a diária e é exatamente a mesma coisa dos outros. Só muda a distância mas como é necessário pegar o barco dá no mesmo.
Em Veneza nós ficamos num hotel na praça principal, Piazza San Marco, chamado Hotel Ai Do Mori, muito bom o custo-benefício.
Essa cidade é muito especial, eu deveria escrever um post só pra ela, mas....
Logo que a gente chega em Veneza não nos damos conta do lugar tão interessante que é. Se as pessoas em Amsterdam vivem "dentro da água", aqui eu não encontro um termo pra definir a forma de vida dos venezianos. Tudo se faz de barco e aos pouquinhos, com os mapas, a gente se dá conta de que realmente não existe outro meio de transporte que o barco. Nós estávamos numa das principais pontes, a Rialto, aí passaram vários barcos - dos correios, da polícia, dos bombeiros, do governo, etc..Os tratores ou máquinas de construção são adaptados num barco, é impressionante.
Cada canal tem uma placa de trânsito, adaptada para o trânsito de barco, claro, mas tudo funciona perfeitamente. O stress é o engarrafamento de gôndolas (que estress!!! rs).
Tem vários esquemas para comprar o vaporetto (é o transporte-barco público) e pagar menos. Comprar para 24 horas sai mais barato e por ai vai mas nós só compramos o de entrada e saída da ilha, andamos Veneza inteira. Como a gente só tinha 2 dias escolhemos conhecer bem Veneza e não fazer as ilhas de Murano, Burano e Lido.
O turimo começa na Piazza San Marco - a praça principal - e é realmente muito linda. Lá já foram gravados vários filmes, inclusive um brasileiro "Meu nome não é Johnny". Tem um grande relógio que pode subir (8euros-de elevador) e ter um visual maravilhoso da cidade. Mas o bom mesmo é andar por Veneza. A gente pode observar os detalhes e descobrir coisas que muita gente não conhece. O melhor é se perder, coisa muito fácil aqui. As ruas formam um labirinto, a gente anda, anda, com o mapa na mão e para no mesmo lugar, é muito louco, rsrs. Andamos por todas as ilhas e passamos por um bilhão de pontes.
- Veneza tem 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas - impressionante não?!? As principais pontes são: Rialto, dell'Accademia et degli Scalzi, perto desta última tem vários restaurantes maravilhosos a preços ótimos. Nos pontos turísticos os restaurantes são caros e nem sempre servem uma boa comida. Dessas pontes nós podemos observar o grande canal, o nome já diz, é o maior canal de Veneza e é onde circulam os barcos grandes e o transporte-barco público. Além disso o canal é lindo! Muitas vezes eu me imaginava dentro de um quadro de tão lindo que é.
O passeio de gôndola vale muito a pena. Antes de chegar em Veneza eu ficava me imaginando na gôndola mas quando descobrimos o preço desistimos na hora (um passeio de 40 minutos custa 120 euros), eu fiquei desconsolada. Meu primo tinha me dito pra fazer por causa do risco que corre de Veneza sumir do mapa e a gente não ter mais essa oportunidade (existem várias discussões no governo italiano se deve ou não investir grana em Veneza porque o investimento é muito alto).
De repente chegou uma senhora e um senhor, ela da Austrália e ele da Grécia, perguntando se a gente não queria dividir com eles o passeio. Topamos na hora, claro! (Esse é o esquema: dividir) Foi maravilhoso, super romântico. Quem for lá guarde um dinheirinho e faça. Leve um champagne para brindar aquele momento único.
Veneza é linda! Eu acho que deve ficar na memória para sempre de quem vai lá como vai ficar na nossa.
Daqui seguimos para Florença, bye!


Nenhum comentário:

Postar um comentário