terça-feira, 16 de agosto de 2011

Florença, Piombino, Monte Argentario - Itália (Parte3)


Chegamos em Florença ou Firenze no final da tarde, bem na hora do rush, e foi uma verdadeira loucura encontrar o hotel. Fizemos essa viagem sem GPS, era tudo em mapa mesmo, bem divertido! Como sempre, encontramos um santo que falou: follow-me (me sigam) de carro e deixou a gente na boca da botija. Só que o endereço que nos deram era só para deixar o carro (por causa da confusão que é estacionar no centro como falei no post anterior), então deixamos o carro e fomos bater perna atrás do real hotel. Ficamos hospedados no Hotel Por Santa Maria , na verdade o hotel está mais pra um hostel, mesmo assim é muito arrumadinho e a localização e o preço são ótimos.


Só nessa caminhada para o hotel, Florença mostrou o porque da sua fama. A cidade é cheia de jovens (universitários) e tem uma energia contagiante. Largamos as malas e fomos bater perna. E ali a gente começou a perceber que esta é a cidade natal de todos os pintores, escultores, poetas, etc. que fizeram a história da arte na Itália e no mundo. Quem nunca ouviu falar em Galileo Galilei ou mesmo Leonardo da Vinci ou Nicolau Macchiavelli ou Donatelo ou Miquelangelo ou Dante, ui, são tantos. E David, como hei de esquecer da estátua de David!?! Florença é o berço da arte, todos esses artistas eram filhos de homens poderosos da época que investiam muita grana no estudo da arte.
Ficamos encantados com Firenze que também tem as suas casas pintadas em laranja que contrastam com as cores da natureza. Lá também está uma ponte muito famosa, a ponte Vecchio. Nesta ponte tem várias lojinhas que vendem ouro para todos os gostos e bolsos. Falando em ponte, existem vários milhões de pontes pela Itália e conta a lenda que se você colocar um cadeado numa dessas pontes você e o amor da sua vidas viverão juntos para sempre. Infelizmente não deixamos o nosso mas como não acreditamos muito nisso não fez tanta diferença. Mesmo assim não deixa de ser uma idéia romântica e idéias românticas não faltam na Itália, o país é romântico por inteiro.
Passamos um dia em Florença, eu tinha lido em alguns blogs e em nenhum deles informava muito sobre Florença, acabei deixando somente um dia para esta cidade o que foi uma pena. Tem que ficar pelo menos 2 dias inteiros pra conhecer com calma.
De Florença seguimos para o litoral oeste. Próxima parada: Piombino.


Piombino é uma cidade muito bonita que fica na costa do mar mediterrâneo, bem pequena o que a torna mais fácil de conhecer em apenas algumas horas. Nosso plano era ficar em Monte Argentario mas o preço dos hotéis nos afastou de lá, decidimos ficar em Piombino e ir pra Monte Argentario no dia seguinte cedo. Mesmo Piombino sendo uma cidade pequena o povo é bem simpático e receptivo (coisa difícil de se ver na Itália). Foi nesta cidade que nós comemos a melhor massa da viagem na Osteria Volturno. Fico com água na boca até hoje só de pensar.
Os italianos comem bastante, primeiro vem o "primo piatto"(primeiro prato) que é a massa, depois o "secondo piatto"(segundo prato) que é a carne vermelha, branca ou frutos do mar (mas só a carne, não tem acompanhamento) e depois a sobremesa. Tudo é acompanhado por um vinho. A gente ficava impressionado onde cabia tanta comida, e é claro que a gente só pedia o "Primo Piatto".
Por falar em "primo", eu tenho um primo que mora em Milão (falei dele no primeiro post) e quando a gente chegou em Milão eu não tinha o número do apartamento dele. Ficamos na porta esperando alguém aparecer pra gente entrar de supetão. Quando saiu um cara eu tentei falar em italiano e disse que tinha um "primo" que morava ali. O cara entendeu bulhufas, claro!, e só alguns dias depois eu entendi que "primo" em italiano é primeiro. São as pérolas quando não se fala a língua, hihi.
Voltando ao assunto principal, Piombino é uma fofura. Nós ficamos hospedados no Hotel Ariston, bom hotel e preço bom também. Fomos atendidos por um senhor muito simpático que nos contou a história do quadro da Mona Lisa de Leonardo da Vinci e o motivo pelo qual o quadro se encontra no museu do Louvre e não na Itália.


Como planejado saímos de Piombino cedo, o tempo estava maravilhoso. Nessa região da Toscana tem muita plantação de girassol, e com o sol brilhando as estradas ficavam amarelinhas de tantos girassóis na beira da estrada. Muito lindo!


Chegamos em Monte Argentario e o lugar bomba mesmo. É um outro local de veraneio dos europeus. Monte Argentario é uma ilha ligada ao continente através de 3 pontes e 3 cidades diferentes, nós chegamos por Orbetello.
A ilha estava lotada e a gente bem perdido sem saber qual era a melhor praia pra parar. Pedimos informação e fomos para a praia mais famosa. Chegando lá foi uma dificuldade pra estacionar, todos os lugares eram reservados para as pessoas locais(já deu pra perceber que na Itália turista vem em segundo lugar). Na areia tinham várias cadeiras de praia muito bem adaptadas e muito melhores do que as do Brasil, diga-se de passagem (que é muito mais conhecido pelas suas praias), procuramos uma para nos instalar. Depois de alguns minutos veio um salva-vidas, super grosso e expulsou a gente das cadeiras, dizendo que a cadeira estava reservada para o senhor "X". Eu me revoltei tanto com esse cara, eu disse que não tinha uma placa avisando nada e que eu não sabia que além dele ser salva-vidas ele era guardador de cadeiras também(kkk), cara grosso da zorra! Foi a única vez na viagem que um italiano me tirou do sério. Isso é muito fácil de acontecer aqui porque eles são muito grossos mesmo, a gente tem que relevar tudo todo o tempo, se não acaba com a viagem.
Mudamos de barraca e fomos super bem tratados por uma moça muito simpática. Mesmo assim eu fiquei pê da vida o dia todo, aquele cretino conseguiu acabar com o meu humor. Depois de 8 dias na Itália eu estava certa de que naquele país eu não conseguiria morar, gente mal-educada é o fim!
Bem, curtimos Argentario, a praia estava uma delícia.
Daqui seguimos viagem para conhecer a última cidade do nosso roteiro: Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário