segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Vancouver X Montréal

Chanchanranran!!!! Vancouver ou Montréal? Qual a melhor cidade pra viver? Onde se tem uma melhor qualidade de vida? Bem, isso é relativo a cada ponto de vista. E antes de eu começar a mostrar o meu ponto de vista, gostaria de deixar bem claro que é o MEU ponto de vista e que cada um tem um estilo de vida diferente.
Bem, amanhã completa oficialmente 1 ano que chegamos em Vancouver depois de termos morado exatos  5 anos e  5 meses em Montréal, e nesse meio tempo eu fazia conexão entre Montréal e Ottawa durante 1 ano e meio. Então alguma coisa eu pude aprender sobre essas cidades.
Em 2012, eu vim para Vancouver estudar inglês num programa muito conhecido na região leste do Canadá chamado Explore! e no final dessas 5 semanas eu conclui de que Vancouver era uma cidade cara demais pra se ter a qualidade de vida que tínhamos em Montréal e depois de 1 ano aqui essa minha conclusão de apenas 5 semanas continua a mesma (só pra adiantar um pouco a minha percepção daqui).
Esse post é mesmo para comparar as 2 cidades (pode ser que Ottawa venha em alguns momentos também) e como eu disse antes é o meu ponto de vista e por isso vinha coletando alguns pontos essenciais para fazer essa comparacão mas que estão presentes no nosso dia a dia. Vamos lá:

1. Segurança: quem vive em Vancouver já ouviu falar muito na região de Surrey que é o pior bairro para se viver, etc, e que realmente tem uma péssima reputação. Quando chegamos a Vancouver moramos 6 meses em Surrey que é um bairro enorme portanto tem regiões boas e ruins. A gente morava numa rua super tranquila mas mesmo assim eu não me sentia nem um pouco segura lá. Depois desses 6 meses nos mudamos para Vancouver e tenho a mesma impressão, falta segurança em Vancouver. Aqui é uma cidade que tem doidos por todas as partes, e outra coisa que eu sinto é a pouca quantidade de policiais nas ruas o que é bem diferente de Montréal, onde nós (mulheres) podemos passear a qualquer hora do dia ou da noite sem nenhum problema. Eu cansava de ir trabalhar de bicicleta e voltar as 2 da manhã sem problema algum. Ou seja, no quesito segurança Montréal é muito mais segura do que Vancouver.

2. Moradia: Vancouver é uma cidade muito cara pra se viver. Eu falo nos dois pontos, tanto pra aluguel, quanto pra compra. Os apartamentos são pequenos e muito caros, fora o acabamento que em geral não é tão bom assim. Muitos são construídos somente de madeira e a acústica é péssima. Se você quiser comprar um apartamento ou casa e não for um milionário, se prepare para ir para bem longe do centro e mesmo assim ficar com espaço limitado, e por um preço absurdo. O contrário de Montréal, onde se é bem mais fácil comprar uma casa, um apartamento, ao gosto do freguês e não precisa ter um ótimo salário. Muito comum ver brasileiros com a sua própria casa/apartamento rapidamente em Montréal, ou mesmo Ottawa que é um pouco mais caro.

3. Emprego: Esse é o ponto mais positivo de Vancouver se comparado a Montréal. Em Montréal para se conseguir um bom emprego, tem que falar o inglês e francês muito bem e mesmo assim tem que ralar bastante para conseguir um bom cargo. Vamos dizer que em Montréal eles são mais bairristas, é um tal de indicação interna nas empresas, o tal do QI. Existe muito um protecionismo de empregos para os locais e a depender da sua origem, sobrenome, e postura talvez você demore muito até alcançar um bom emprego em Montréal. Já em Vancouver as oportunidades são infinitas (a depender da profissão, mas em geral é muito positivo). Se você fala um inglês meia boca já irá conseguir alguma coisa e o clima de trabalho também é muito melhor. Sem muitos julgamentos se você faz um bom trabalho ou qual o seu sotaque. Ponto para Vancouver nesse quesito.

4. Povo Canadense/imigrante: O povo canadense em Vancouver é mais aberto no quesito simpatia e não no quesito fazer amizade. Eles amam conversar no ponto de ônibus, no elevador, onde for, você sempre encontrará uma pessoa puxando conversa, são bem humorados. Já em Montréal vai depender do clima, hahaha. No verão todos os motoristas de ônibus te dão um "bonjour", já no inverno não espere um bom atendimento de alguns.
O tipo de imigrante e influencia local também é bem diferente de um lugar a outro. Em Montréal tem muitos latinos, árabes e povos que falam francês da África, já em Vancouver os Ásiaticos predominam, ai vale cada um imaginar ou testar qual cultura se aproxima mais da sua. Eu, particularmente me identifico mais com a cultura do lado leste que tem influencia européia, nova iorquina, latina, etc, do que com a cultura asiática. Mas isso é de cada um, né?
Mas uma coisa é certa, viver só no inglês é muito mais fácil!

5. Trânsito: Vocês que vivem reclamando das obras de Montréal, do trânsito de Montréal, isso e aquilo, não conhecem o trânsito de Vancouver. Aqui não tem highways dentro da cidade, ou seja, dá pra imaginar o caos que é, não tem dia e nem hora para engarrafamentos. Isso é um ponto que me deixa louca. Outro ponto é que o transporte de Montréal funciona perfeitamente bem, comparativamente ao transporte público de Vancouver, então é difícil de se acostumar quando você contava com um transporte público abrangente e de qualidade. Em Montréal eu não tive carro durante anos e nem sentia falta, mas aqui em Vancouver a maioria das pessoas precisa ter carro já que em geral não podem contar com outros meios, o que causa engarrafamentos infernais.
Ah! E outro ponto que eu não posso deixar de comentar. O povo daqui dirige MUITO mal. Pode contar com um acidente todos os dias no seu planejamento e sair de casa um pouco mais cedo para não se atrasar. Muito ruim. E sim, as pessoas aqui são muito mais estressadas no trânsito, mesmo dando sinal não espere que o carro de trás vai parar pra te dar a passagem.

6. Seguro de carro e saúde: O seguro de carro aqui é muito caro. Ele é gerido pela província, centralizado. Não existem seguros particulares onde você pode pesquisar o melhor valor e benefícios que o seguro pode te ofererecer. Ou seja, de $120/mês que eu pagava em Montréal, subiu para $285/mês em Vancouver, só por aí se tem uma noção do custo de vida. E o seguro provincial de saúde também é pago, todo mês. No nosso caso pagamos $136/mês para um casal, o que irá subir assim que a nossa pimpolha chegar. Enquanto no Québec a saúde é integralmente gratuita. Muita gente fala mal da saúde do Québec, posso afirmar que aqui também não é essas coca-colas não. Assim que chegamos em Montréal conseguimos um médico de família, que também é uma questão de sorte, aqui em Vancouver eu tenho uma médica de família porque estou grávida mas o meu marido nunca conseguiu um.

7. Família/filhos: Gente, Vancouver, com certeza, não é a melhor cidade pra ter filhos no Canadá. Além dos problemas sociais que existem na cidade, que é um tópico para muitos parágrafos, e a presença constante de drogas, é um cidade extremamente cara para ter filhos. Uma boa creche custa muito caro e além disso as filas de espera são surreais. Quando converso com os canadenses, eles me explicam outras formas de conseguir sair desse aperto, mas nem sempre são estratégias que agradam, como por exemplo pagar uma vizinha pra cuidar do filho, no lugar de pagar uma day care, ou ter uma babysitter em casa, parar de trabalhar alguns dias, etc. É muito melhor você se sentir livre para fazer a melhor escolha para a família e não ficar com a corda no pescoço como me sinto aqui.

8. Clima: Vancouver chove e chove MUITO,  mas não me incomoda como a neve também não me incomoda. Realmente, esse é um tópico muito pessoal. Meu marido, por exemplo, detesta o inverno de Montréal pelo fato de ser longo e frio, isso já não me incomoda tanto. Eu até sinto falta da neve. Mas uma coisa é fato, se você pensa em vir pro Canadá tempo bom você não irá encontrar em lugar nenhum, então esse é um tópico que não entra mais em primeiro lugar quando penso qual o melhor lugar para viver no Canadá.

9. Comida/Supermercado: Vamos falar primeiro do supermercado. Logo que cheguei em Vancouver eu tomei um susto com os preços nos supermercados. Por exemplo, um saco de espinafre que eu comprava em Montréal e pagava $1, aqui eu pago $2.47. Mesmo as taxas sendo menores (BC - 5% e QC- 14.95%), acredite que aqui a gente gasta muito mais com supermercado do que em Montréal e olha que não compramos no supermercado mais caro e os produtos também caíram de qualidade. Aquela imensidão de queijos maravilhosos que costumávamos comprar foram cortados da lista.
Já comer fora aqui em Vancouver é mais barato devido as taxas baixas em restaurantes e o valor dos pratos também. Em Montréal se paga 15% de taxa e mais 15% de tip, o que encarece muito a conta. Só que existe uma coisa muito legal em Montréal que é o "traga o seu próprio vinho", um hábito super comum em diversos restaurantes de Montréal.
Por isso que existem inúmeras opções de vinhos, inclusive franceses (ai que saudade), que encontramos em Montréal e não achamos por aqui.

10. Roupas/ Moda: papo de mulher agora. Bem, Vancouver é uma cidade super moderna e chique mas todo mundo se veste do mesmo jeito. Acaba que a moda segue a influência asiática. Todas as mulheres vestem lululemon, ugg, e seguem a boiada. Montréal tem mais uma influência nova-iorquina e européia (como eu disse antes) oferecendo mais opções. Não sei, nesse ponto as pessoas lá são mais abertas e cada um segue o seu estilo. Aqui ou a pessoa é chique ou é hip, é um pouco limitado o negócio.

11. Acesso: E por útlimo acesso as coisas. Gente, parece que eu estou de implicância com Vancouver e estou mesmo, ahahaha. Fico louca quando preciso rodar a cidade inteira para achar uma pequena coisa. As lojas aqui parecem que sempre está em falta, nunca são 100% completas. Se você vai ao dollarama, não tem tudo; se você vai na Staples não tem papel de presente (what???), é isso mesmo! Por isso a minha implicância porque observo o tempo que levo pra comprar uma besteira.
Outra ponto em relação ao acesso é que em Montréal tudo é tão tão barato que as pessoas doam coisas o tempo inteiro (móveis, roupas) e tudo em perfeito estado. Em Vancouver isso não existe, tudo se vende. Tudo vira negócio, afinal de contas tempo aqui é dinheiro.

É isso gente, como disse antes, esse é o meu ponto de vista. A maioria dos brasileiros que vem de Montréal para Vancouver amam morar aqui; pra mim o custo não vale a pena. Eu acho que existem outras cidades do Canadá muito mais interessantes e que proporcionam uma melhor qualidade de vida. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Adorei suas observações sobre cada cidade, Ro! Vou compartilhar!! Será que dá pra ter esperança de vocês voltarem pra cá? E quando chega a pimpolha de vocês?? Parabéns!!!
    Beijo grande com saudades, Kika

    ResponderExcluir
  2. Oi Kika, bom saber que vc leu e gostou.
    Ainda não temos planos de voltar pra Montréal mas quem sabe, né? Sinto muitas saudades dai.
    Bem, Laura chega no final fevereiro.
    Um grd beijo em vcs com muitas saudades.

    ResponderExcluir