sábado, 13 de abril de 2013

HEY MON!

Essa é a frase que a gente mais escuta na Jamaica: - HEY MON! Pelo fato de todo mundo saber que você é gringo, todo mundo solta uma dessas pra ver se alguma coisa cola. Jamaica é um país lindo, um verdadeiro paraíso mas não tão fácil de se visitar como a gente imaginava. Fomos pra Jamaica pra passar uma semana e acabamos escolhendo como destino Ocho Rios, primeiro porque todas as informações que tivemos era que essa cidade é a mais movimentada e animada da ilha e outro ponto foi a localização, pelo fato dela ficar no meio da ilha facilitaria visitar outros lugares. Chegamos pela manhã, numa excitação fora do normal. A van que aguarda os turistas nos levou até o hotel, em torno de 1 hora e meia a 2 horas de viagem do aeroporto a Ocho Rios. O trânsito é mão inglesa e uma verdadeira loucura, todo mundo ultrapassa todo mundo mesmo vindo carro na mesma direção. 
O hotel que ficamos foi o Sunset Jamaica Grande Resort, all inclusive, muito bom. Tem duas torres, uma mais antiga e outra renovada. A mais antiga tem um cheiro horrível de mofo, pedimos pra trocar e não tivemos nenhum problema com isso. A primeira noite em Ocho Rios nos mostrou o que é a Jamaica. Nós saimos do hotel e quase entramos numa en
rascada das grandes. Fomos abordados por vários locais que nos pediam dinheiro ou vendiam marijuana. Naquele momento a gente se deu conta de que o turismo na Jamaica não seria tão fácil como imaginávamos.
Voltamos pro hotel e decidimos sair somente durante o dia. O legal do hotel é que tinha show de reggae todos os dias, o que não faltava era animação a noite. 
No outro dia fomos visitar a Dunn's River falls, uma enorme cachoeira de pedras que pode ser escalada com os sapatos especiais que são vendidos ou alugados na entrada da cachoeira. Pra quem tá acostumado com cachoeiras belíssimas pode não se impressionar muito como foi o nosso caso.
Mesmo assim vale a pena o passeio, a cachoeira é muito bonita (entrada 20$, aluguel dos sapatos 7$).
Para chegar lá nós pegamos uma van num ponto de vans no centro de Ocho Rios, éramos só nós dois de turistas e um assédio louco. Foi nessa van que conhecemos Jamila, a back vocal do Groundation, uma banda de reggae que Be ama. Ela nós deu várias dicas de como nos locomover pela Jamaica evitando riscos maiores. Mas todo o tempo ela dizia pra gente não fazer turismo sozinhos. (Eu detesto essas viagens de excurssão, na minha opnião é a pior forma que você tem em conhecer mal um país).
Em Ocho Rios tem um shopping chamado Taj Mahal (a Jamaica é cheia de indianos), lá é possível comprar relógios e ouro por ótimos preços. Mas não achem que tudo na Jamaica é barato, os preços são bem salgados e em dólar.
Após aproveitarmos bastante o hotel decidimos ir em Kingston visitar o museu de Bob Marley e a cidade. O problema seria como chegar lá. Normalmente os locais pegam várias vans mas a gente não queria correr esse risco e foi pesquisando que encontramos uma linha de ônibus, a Knutsford Express. Essa empresa faz viagens diretas entre várias cidades da ilha, o horário que é restrito, tem que ter muita atenção com isso e a melhor coisa é fazer a reserva antes (20$ ida e volta de Ocho Rios para Kingston). A viagem foi uma
verdadeira aventura, a estrada até Kingston é numa montanha cheia de curvas e bem estreita, por isso o motorista é obrigado a avisar ao carro que está vindo a sua presença por isso ele é obrigado a buzinar a viagem toda, rsrs. Se você acha que o trânsito do Brasil é uma loucura é porque você não conhece a Jamaica.
Descemos na parte nobre de Kingston que se chama New Kingston, é um bairro de classe média, super desenvolvido. Fomos direto pro museu de Bob Marley, pegamos ônibus local e não tivemos nenhum problema com isso. O museu é simplesmente maravilhoso, ele foi montado na casa de Bob em Kingston, onde ele morou até morrer. A sensação é maravilhosa de você pensar numa pessoa que você escuta as músicas, admira tanto e que você está ali, onde ele viveu e compôs grande parte do que você ama ouvir. Foi um maravilhoso passeio, indicadíssimo!!! A mulher dele, Rita Marley, continua mantendo forte a sua imagem e mantem uma fundação que ajuda crianças carentes do país. Entrada
no museu 20$ e é proibido tirar fotos lá dentro, uma pena!
Falando em Bob Marley, nós ficamos impressionados como os jamaicanos são completamente loucos, apaixonados por Bob. Eles escutam Bob Marley o dia inteiro, repetem o CD milhões de vezes. E como eles são musicais, todo jamaicano toca um instrumento musical ou canta. Se você acha que todo baiano quer ser artista é porque você não conhece a Jamaica, ehehe. No hotel nós tivemos o privilégio de assistir shows de profissionais jamaicanos surreais. Isso foi um mega presente, como foi bom passar essa semana lá.
A visita a Kingston foi maravilhosa pelo fato da gente ter ido no museu de Bob, mas o centro da cidade, os pontos turísticos estão entregues a violência, infelizmente. De todos os lugares que já fomos nunca sentimos tanto medo como no centro histórico de Kingston. Nos pareceu que eles não vêem turistas há muito tempo nessa região da cidade, nós não conseguimos tirar a máquina fotográfica da mochila, uma pena!
A Jamaica completou no ano de 2012 os 50 anos de independência, como o país é muito novo, existem muitos problemas a serem solucionados. Esperamos que o país progrida e que a gente volte um dia e possa aproveitar com mais paz. Mesmo com tantos problemas sociais a gente não pode deixar de comentar uma coisa que nós percebemos entre os jamaicanos. Mesmo com a falta de emprego, com a violência e tudo mais, os jamaicanos são extremamente unidos e solidários entre eles, uma coisa linda de se ver.
Nossa viagem se resumiu um pouco a relaxar no hotel, não era bem isso o planejado mas fazer turismo lá não é tão fácil como a gente já disse anteriormente. O bom dessa parte foi poder tomar quantas Red Stripes(é a cerveja local, boa demais!!!) que a gente desejava. 
Alugar carro é uma boa opção de conhecer vários lugares como a lagoa azul, por exemplo, que fica na cidade de Port Antonio. Mas pra isso é necessário reservar com bastante antecedência e por uma semana, mas se você não domina o inglês, esqueça, você pode cair numa boa enrascada.
Apesar de tantos contras, a Jamaica é um país lindo, as pessoas são super simpáticas. Se vale a pena visitar? Sim, claro, vale muito a pena!!!! Quem tiver a oportunidade de ir não se prenda as dificuldades, tendo cuidado dá pra aproveitar muito bem o país.
Até a próxima,

Algumas car rentals:
Caribbean's Car Rentals - 99A Main St. Est - Tel: 974-2513
                                                                                974-2122
                                                                                974-2123
Sunshine Car Rental - 154 Main St. - Tel: 974-5025
Villa - Tel: 974-2474 / 974-2979
Salem Car Rental - Main St. www.salemcarrentals.com.jm






Nenhum comentário:

Postar um comentário