terça-feira, 12 de julho de 2011

Paris, ah Paris!

Paris é uma cidade iluminada, deslumbrante, cheia de histórias e riquezas. Não tem um santo que a visite e não suspire com tanta beleza. Tudo é um charme, e os parisienses então, nossa! Não é à toa a fama deles.
Nós amamos Paris, fomos bem recebidos e não sofremos nenhum tipo de grosseria como muitos haviam comentado, foi tudo muito bom.
Aí vai a nossa viagem:
Nós ficamos hospedados no Ibis Tour Eiffel, muito bem localizado, preço acessível, serviço ótimo, pertinho do metrô (meio de transporte que funciona muito bem), só o quarto que é um pouco pequeno.


Primeiro dia - Como era noite fomos ao Quartier Latin. Paris é simplesmente uma delícia. Fomos andando, andando, com a cabeça sempre pra cima, é impossível olhar pra baixo. A cada esquina a gente descobria uma coisa nova, os prédios antigos (muito bem conservados, diga-se de passagem) e os milhões de cafés animadíssimos nas ruas. Conhecemos o Panthéon e a universidade de direito. Logo chegamos no rio Sena, em frente a Catedral Notre Dame (outro prédio deslumbrante, uma catedral de estilo gótico, muito linda). Na beira do Sena, tinham muitos jovens que cantavam e dançavam, uma energia maravilhosa. Eu fiquei imaginando como deve ser a vida de um jovem ali, repleta de cultura. Acabamos nosso tour noturno na beira do belo Sena, tomando um bom vinho francês.


Segundo dia - Começamos pelo Arc de Triomphe (Arco do Triunfo - 9 euros por pessoa), esse foi o ponto mais alto da viagem pra mim. Ver aquele monumento de uma beleza estonteante no meio da rua, contornado pela entrada das 12 principais ruas de Paris. Se eu morasse em Paris, uma vez por semana eu iria para o Arco do Triunfo, como ponto de partida, e andaria numa rua, até completar as doze ruas. Eu iria conhecer tudo como a palma da minha mão. Deve ter tanta coisa interessante em cada rua daquelas. No Arc de Triomphe vale muito a pena subir os seus 284 degraus e observar Paris lá de cima, a arquitetura dos prédios (observem como é comum ter grandes jardins no terraço dos prédios), a Tour Eiffel, a rua mais famosa de Paris - a Champs Elysées - e a vida cultural que gira em torno do Arc.
Depois da visita ao Arc, nós nos deixamos levar pelas Champs Elysées, andamos muito, vimos todas as marcas renomadas que os brasileiros amam (só tinham brasileiros nessas lojas, consumindo desesperadamente, nossa!). Assim que chegamos numa praça no final da Champs Elysées paramos um pouco, abrimos o nosso vinho e a nossa baguete repleta de queijo brie. Esse lanchinho é básico em Paris, os parisienses amam isso. Nesse momento vimos uma situação triste, no banco do lado que sentamos um idoso tinha morrido ali, ele deve ter se sentido mal, sentou, morreu e ninguém percebeu. Nós achávamos que ele estava dormindo.
Continuamos a andar (é fundamental levar um tênis confortável), e nos deparamos mais uma vez com o lindo rio Sena. Decidimos fazer um passeio de barco, o bateau mouche (11 euros por pessoa). Esse tour é sem parar mas existem os barcos que você pode pegar e ir parando, como um ônibus aquático que custa 14 euros por pessoa. Vimos Paris pelo Sena, o que vale muito a pena, a visão é diferente e no barco tem a explicação de todos os prédios que passamos em 7 línguas (inclusive português). Depois do passeio, visitamos a Place de la Concorde, muito bonita. Mas, o que é feio em Paris?rsrss. Esse dia foi o dia de ver coisas bizarras. Nesta praça vimos uma menina de uns 12 anos tentando assaltar um cara. Isso é só para comprovar que existem os pickpockets, e que mesmo na Europa não podemos vacilar.


Terceiro dia - Fomos visitar o Louvre, ficamos esperando na fila em torno de 1h e meia. Nós tínhamos comprado os ingressos com antecedência mas com a greve do poste Canada (correios daqui), os ingressos não chegaram a tempo. Essa é a melhor dica, comprem todos os ingressos com antecedência mesmo pagando um pouco a mais (taxa de serviço). O tempo perdido em fila é o tempo que se perde de visitar mais a cidade. Enfim, o Louvre é show, que museu lindo! Amei as pinturas italianas, esse foi o ponto principal do Louvre pra mim. Be gostou mais das esculturas européias (italianas, espanholas e do norte da Europa), são belíssimas mesmo. Quando a gente acabou o Louvre, eu não tinha mais perna. O museu é muito grande, como não sabíamos o dia do retorno, resolvemos conhecê-lo inteirinho nesse dia. Na saída do Louvre tinha uma roda gigante, e nada melhor do que ver Paris do alto. Eu acho que se a gente subir um milhão de vezes em qualquer lugar para ter a vista de Paris, mesmo assim a gente vai querer subir mais um milhão de vezes sempre, ver Paris do alto, realmente, não tem preço.


Quarto dia - Falando em altura, fomos visitar a Tour Eiffel, e olha aí o ingresso comprado com antecedência funcionando. A fila dava voltas e nós, simplesmente, entramos pelo tapete vermelho pela bagatela de 8 euros a mais (taxa de serviço por ter comprado pela internet). Economizamos 2 ou 3 horas de fila, o que nos proporcionou um dia inteirinho para visitar Paris. A Tour Eiffel é poderosa mesmo e a vista que proporciona da cidade é imperdível. Não tem como não subir. Com o dia todo "livre" fomos bater perna, passamos pela Notre Dame (decidimos não subir, uma pena! A fila estava imensa), comemos o maravilhoso crêpe de nutela (têm vários restaurantes na rua ao lado da Notre Dame que colocam uma barraquinha na rua pra vender crepe e sorvete). Visitamos a Île (ilha) de la Cité, uma ilhazinha totalmente parisiense, ali eles vão com o lanche e se deixam levar o dia todo. A île (ilha) de Saint-Louis, uma pequena ilha no meio da cidade que ainda mantêm uma calma, parece uma cidadezinha de interior. Passamos pelo bairro Marais, cheio de lojinhas interessantes, muitos cafés e pessoas interessantes. Fomos até o Centro Georges Pampidou, que é uma imensa biblioteca, com salas para exposições, teatro, etc., e está lá também o maior museu de arte moderna da Europa. O mais interessante desse lugar é que o realizador desse projeto queria utilizar todos os espaços possíveis, então todos os encanamentos de água, energia, ar central, etc., foram construídos para fora. Por fim, nós visitamos a galeria Lafayette que é um centro de compras que tem uma estrutura de vidros coloridos no teto. Bonita mas muito boa para quem quer comprar (mesmo com seus preços altíssimos). Como nós não tínhamos intenção nenhuma de comprar, achei perda de tempo, poderíamos ter conhecido uma outra coisa que ficou pendente. É só mais um motivo pra gente voltar, o que não será nenhum esforço, hihi. E assim acabamos nossa passagem por Paris, que é uma cidade movimentada e tem muita coisa interessante pra se ver, 4 dias é muito pouco. É isso, au revoir Paris, à la prochaine!
Daqui seguimos para Amsterdam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário