quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Un peu sur Montréal


"Montréal é a segunda maior cidade do Canadá. Os religiosos franceses que fundaram Montréal em uma ilha no século XVII ficaram surpresos ao ver como esta vibrante metrópole sabe desfrutar a vida e ficou famosa pela "joie de vivre"(alegria de viver). Daquela época permaneceram algumas das igrejas mais bonitas dos país, com suas torres se destacando na paisagem.
Montréal se localiza na confluência dos rios São Lourenço e Ottawa, o que a tornou o primeiro grande centro comercial do Canadá. Sua fundação data de 1642, com a chegada de um grupo de católicos franceses que estabeleceu aqui um porto e uma comunidade cristã. Com a transferência de grande parte do poder econômico para Toronto, Montréal hoje se destaca mais pela diversidade cultural do que por sua importância geográfica.
Cerca de 70% de seus 3 milhões de habitantes têm ascendência francesa, 15% são de origem britânica e os principais grupos étnicos estão representados entre os 15% restantes. Muitas pessoas falam três ou mais línguas. As comunidades formam uma espécie de mosaico, como os anglófonos (quem fala inglês) na parte oeste, francófonos (quem fala francês) na parte leste e demais grupos étnicos espalhados por toda a ilha.
Embora essa divisão se verifique na prática, ela não é rígida: canadenses de origem inglesa frequentam os restaurantes e bistrôs do centro histórico francês, e os de origem francesa visitam a região tradicionalmente inglesa. Os bairros mais interessantes esparramam-se nas encostas do lado sul do Mont-Royal - o morro de 234m que deu origem ao nome da cidade. Junto ao rio estão as ruazinhas de pedra da Vieux-Montréal (Velha Montréal). A principal área comercial fica mais ao norte, na Rue Saint-Catherine e nos corredores da cidade subterrânea, um complexo de casas, lojas e centros de lazer que se esconde debaixo da movimentada cidade. Outras atrações modernas incluem o estádio do Olympic Park e o Musée d`Art Contemporain, construído na década de 1990 para completar os ótimos museus históricos da cidade."

Fonte: Guia Visual Publifolha Canadá

Eu e Be estamos a cada dia mais apaixonados por essa cidade fantástica!

Au revoir!!!

Um comentário: