segunda-feira, 21 de junho de 2010

ROTINA


Amanhã completarão 15 dias da nossa chegada a Montréal e em pouco tempo podemos dizer que já conseguimos grandes avanços. Apesar de estarmos sem uma rotina normal - o que chamo de rotina normal, ir ao trabalho no horário certo, voltar para casa naquele determinado horário, etc - tivemos dias pesados aqui. Não marcamos horário exato para acordar, isso era meio que determinado pelo cansaço, mas assim que o corpo despertava, íamos para a rua, sem horário pra voltar, resolver as coisas.
Aqui o dia é longo, anoitece às 21:00 e até esse horário é rua, rua e rua.
Como nosso visto no país é de residente permanente, tivemos muita coisa burocrática para fazer. Então a nossa rotina se resumiu a dias e dias de papelada, escritório do governo, consulado, cartório, rendez-vous de boas vindas, ler o jornal diário, - que são distribuídos gratuitamente no mêtro (futuras oportunidades de trabalho)- procura por curso gratuito de francês, procura por centro de ajuda para imigrante, etc.
Muita coisa já resolvemos e ainda tem várias para serem resolvidas.
Durante toda essa semana, Be tem o rendez-vous de travail. É um curso dado pelo governo com todas as informações de como se inserir no mercado de trabalho e como ele funciona.
Logo acima eu coloquei bastante a palavra "gratuita", não se assustem, isso é a coisa mais normal aqui em Montréal. Muita coisa é gratuita mesmo.
Nós somos ajudados de várias maneiras e isso é muito bom para os recém-chegados, para que a gente aguente essa pressão inicial, sem emprego, gastando nossas economias, pagando em dólar, sem o idioma - eu, né? Porque Be tá mandando brasa - tudo é muito bem vindo. Além da ajuda com o jornal diário, rsrsrs, nós temos ajuda para procurar emprego, cursos de francês gratuito, - eu estou inscrita em dois, que começam dia 05 de julho - ajuda alimentar, ajuda com vestuários, etc. A ajuda alimentar é fundamental, muitas coisas nos supermercados são baratas, como frutos do mar (deliciosos!!!) e as comidas que eles consomem aqui, mas os alimentos mais importantes, como verduras e frutas são muito caras, então essa ajuda cai do céu pra gente (ajuda alimentar só é dada enquanto um dos dois não estiver trabalhando).
Então nessas duas semanas de muita correria nós conseguimos evoluir bastante. Essa semana vou dar uma parada em casa, estudar um pouco o francês para me sentir mais segura e Be vai durante toda a semana para o rendez-vous de travail.
Bisous famille,
Roberta e Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário