domingo, 14 de outubro de 2012

ROCKY MOUNTAINS

Depois das 5 maravilhosas semanas que passei em Vancouver, Be veio me encontrar para mais uma semana de férias, depois de quase 1 mês de chuva, o tempo abriu geral e a cidade se iluminou com a luz do sol (Bernardo é muito sortudo). Como nós tínhamos 2 dias em Vancouver, passamos um dia inteiro fazendo turismo. Eu fiz um tour com as coisas imperdíveis em Vancouver e acho que Be aprovou. Primeiro um maravilhoso passeio de bicicleta pelo Stanley Park, depois continuamos na seaside bicycle route, paramos na Burrard St. Brigde,  pegamos um aquabus para a Granville Island, visitamos a Granville Island cervejaria, apreciamos as deliciosas cervejas de blueberry e mapple e comemos o famoso fish and chips. Voltamos de aquabus para a Burrard, pegamos as bikes e voltamos em direção ao Stanley. Paramos no meio do caminho para a melhor surpresa do dia, um passeio de seaplane para apreciar a imperdível vista de Vancouver de cima. Be, simplesmente, pirou (presente melhor não existe).

 Devolvemos as bikes e seguimos de skytrain (outro passeio legal para conhecer a cidade de cima) para Gastown, o bairro mais boêmio e charmoso de Vancouver (na minha opnião). E ainda estava rolando o festival de música de rua (o cara é mesmo muito sortudo, não tem como não ficar louco por Vancouver). Curtimos um bom som pelas ruas de Gastown, tomamos um choppinho para finalizar o inesquecível dia e comemos comida japonesa (Vancouver é uma das melhores cidades do Canadá para saborear a comida japonesa, barata e verdadeiramente fresca).
Vancouver têm um bilhão de coisas pra fazer, é uma cidade multicultural e de natureza estonteante, é preciso alguns dias para visitá-la.
Nosso destino principal: rocky mountains.
Acordei cedo para ir pra faculdade, peguei um ônibus em Richmond e fui direto pra UBC (o transporte público em BC (British Columbia) funciona muito bem, muito melhor do que o de Québec. Recebi o meu diploma e enquanto isso Be pegava o carro para dar seguimento a mais uma sonhada viagem.

Viajar por BC é, realmente, um presente dos deuses, o visual é indescritível. Saimos de Vancouver em direção a Whistler, no caminho paramos para Be pular de bungee jumping. Whistler é uma cidadezinha fofa, é pra lá onde os ricaços de BC vão esquiar no inverno. De Whistler seguimos para Kamloops, era lá a nossa dormida na primeira noite.
The Rocky Mountains é uma cordilheira de 4800 metros de rochas esculpidas pelas erosões e glaciares há milhões e milhões de anos atrás, elas tem início no estado de British Columbia, no Canadá e vai até o Novo México nos Estados Unidos. As montanhas rochosas são conhecidas pela natureza preservada, o ecossistema natural e sua beleza cênica.

Dia seguinte seguimos de Kamloops para o Parque Nacional de Jasper, no estado de Alberta. É uma viagem de 5 horas em média, de carro, mas eu não chamo isso de viagem e sim de passeio porque é lindo demais, a gente pára por minuto pra tirar fotos, fotos e mais fotos. O parque de Jasper é maravilhoso, as trilhas são fáceis e a gente pode ver os bichos bem de pertinho (nós vimos 7 ursos nesse parque e vários outros animais. Total da viagem:14 ursos), como existe o equilíbrio no ecossistema a gente não corre risco de vida. Mas é claro que ninguém é louco de tentar tocar num urso, por exemplo. Do parque seguimos para Hinton e dormimos lá.

Segundo dia pegamos a estrada cedo, do parque nacional de Jasper para o parque nacional de Banff. Essa estrada pode ser feita em 3 horas, mas é tão surreal que nos levamos o dia inteiro. Paramos quinhentas mil vezes para ver os bichos, o visual e tirar fotos no Glacier Athabasca, Esmerald Lake, Takakkaw Falls e Lake Louise. Dormimos numa cidadezinha perto de Banff chamada Canmore.

Terceiro dia levantamos cedo novamente, rumo a Banff que é uma cidadezinha super charmosa, aproveitamos esse dia para explorá-la mais já que tem um teleférico com vista da cidade e boa parte da região. De Banff seguimos para Vernon, visitamos nosso amigo canadense, Nara, que morou anos em Salvador e está de volta a sua terra natal. Vernon é uma cidade pequena e todo mundo vive no meio da natureza, lindo! De Vernon seguimos para Merritt, dormimos lá e no outro dia pegamos mais estrada pra Vancouver. E nossa viagem terminou assim.
Todos os hotéis que nós ficamos foram ótimos, acho que essa região é rica e por isso tem uma qualidade na parte hoteleira, por isso vale a pena ficar nos hotéis mais baratos, na faixa de 100 a 120 dólares a diária.
Curiosidade: na construção das estradas foram construídos também vários túneis e corredores naturais para que os animais passem de um lado a outro. Foram colocadas câmeras para ver os movimentos desses animais comprovando que esse túneis são de enorme serventia. No curso das estradas tem grades para que os bichos não tenham acesso as estradas, diminuindo assim a mortalidade. Tudo é pensado na fauna e flora, o governo canadense está de parabéns!
Taí uma maravilhosa viagem a ser feita.
Até a próxima,
Roberta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário