quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outono


O último post escrito foi no último dia de verão e há 15 dias atrás a gente não tinha muita noção do que era o outono. E ele chegou tão rápido, as árvores começaram a mudar, sem a gente se dar conta.
Um belo dia as árvores estavam lindas, coloridas, uma mistura de vermelho, amarelo, laranja e verde. O outono chegou e o frio também. Ainda não está um frio de matar, até porque aqui em Montréal o "sentir frio" é diferente (pelo menos até o momento, rsrs). Os québécois (quebequenses) amam essa estação porque não é o sol de matar nem o frio insuportável do inverno. Eles sugerem muito que a gente aproveite essa fase do ano pra viajar porque é fora de Montréal que mais se vê as lindas árvores coloridas.
Seguimos os conselhos e fomos para Trois-Rivières no feriado de ação de graças. É uma cidade a + ou - 1 hora e meia de Montréal que fica na região de Mauricie (O Québec é dividido em várias regiões, Mauricie, Lanaudière, Laurentides, Nord-du-Québec, Outaouais, Centre-du-Québec,etc, etc, etc).
Fomos por uma estrada mais lenta, que se chama Chemin du Roy, passamos por muitas cidadezinhas lindas e paramos em uma cidade bem pequena que se chama Louiseville, estava tendo o festival de sarrasin, que é um tipo de farinha que se faz uma massa, parece um crepe e se chama galette. Nós comemos e aprovamos, é muito gostoso.
Nós conhecemos o "Parc National de la Mauricie", fica a 1 hora de viagem de Trois-Rivières e vale muito a pena conhecer. Muito lindo, a paisagem sensacional! São 60 km de estrada dentro do parque para ir de carro e as trilhas a pé são facílimas.

Trois-Rivières também é uma cidade muito arrumadinha, bons restaurantes, povo receptivo. Foi considerada em 2009 a capital cultural do Canadá. Nós comemos em um restaurante (Mondo) que foi voto unânime, o melhor restaurante até o momento que nós já fomos no Canadá. É uma cidade ótima para passear mas pra morar, jamais, muito pacata. É legal para quem gosta de tranquilidade.
Voltamos por outra estrada e conhecemos Drummondville que é uma das principais cidades da região do Centre-du-Québec, também bem arrumadinha e bem tranquila.
E uma coisa que a gente não pode deixar de comentar aqui: é só sair de Montréal pra gente ver a quantidade de idosos que existem aqui, em Montréal a gente vê muito mas fora de Montréal a gente, praticamente, só vê idosos. Daí a gente entende porque o país precisa tanto de pessoas novas.
É isso, nossa viagem foi ótima. Estamos curtindo bastante o outono porque o inverno promete.
Bjs em todos,

Um comentário: